A FEPE oferece diversos serviços nos segmentos de ensino, pesquisa e extensão que são suporte nas atividades realizadas pela UFMG. Dentre os serviços oferecidos pela FEPE, podemos destacar:
- Celebração de convênios, contratos, acordos, ajustes e outras formas de estabelecer relações entre a UFMG e instituições de ensino, pesquisa e extensão, órgãos de fomento e de financiamento, entidades públicas e privadas, empresas e sociedade em geral, visando o desenvolvimento de pesquisa, capacitação, ensino e extensão;
- Promoção de cursos, seminários, simpósios, congressos e outros eventos de capacitação, informação
e difusão de conhecimentos científicos e culturais, incluindo suporte operacional a eventos; - Divulgação e fomento dos programas, planos, projetos e atividades de pesquisa e extensão da UFMG, captação de recursos, gerenciamentos de recursos externos, elaborações de prestação de contas e subsídios a relatórios;
- Divulgação e fomento da prestação de serviços de extensão técnico-científicos da UFMG;
- Gerenciamento da prestação de serviços nas áreas administrativa, contábil, financeira e alocação de
recursos humanos e materiais, de infraestrutura, equipamentos e de consumo, que se fizerem necessários; - Captação e gerenciamento de recursos externos;
A Fundação possui grande relevância no cenário nacional e internacional. Prova disso, é a editora FEPE -Editora administrada pela entidade. Localizada na Escola de Veterinária, a FEPE -Editora gerencia e edita diversas publicações e trabalhos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
A editora também produz a Revista Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia (ABMVZ), de padrão B internacional, classificação meritória, cuja submissão de artigos tem aumentado de forma expressiva e crescente ao longo dos anos, passando de 235 trabalhos submetidos em 2000 para 962 no ano de 2012. Além da revista, são produzidos livros técnico-científicos, cadernos e mapas didáticos e os Cadernos Técnicos de Veterinária e Zootecnia, voltados para a educação continuada.
E não para por aí. A FEPE também é responsável pela celebração de convênios, contratos, acordos, ajustes e outras formas de estabelecer relações entre a UFMG e instituições de ensino, pesquisa e extensão, órgãos de fomento e de financiamento, entidades públicas e privadas, empresas e sociedade em geral. Tudo isso, visando o desenvolvimento de pesquisa, capacitação, ensino e extensão.
Outras atividades de grande importância para a formação acadêmica dos alunos executadas e divulgadas pela entidade, são a promoção de cursos, seminários, simpósios, congressos e outros eventos de capacitação, informação e difusão de conhecimentos científicos e culturais. O suporte operacional aos eventos também é um serviço prestado pela Fundação.
Além disso, FEPE gerencia a prestação de serviços nas áreas administrativa, contábil, financeira e alocação de recursos humanos e materiais, de infraestrutura, equipamentos e de consumo. Desse modo, a FEPE também administra, com competência, órgãos da Escola como a Fazendas Experimental Prof. Hélio Barbosa (Igarapé/MG), a Fazenda Modelo (Pedro Leopoldo/MG) e o Hospital Veterinário da UFMG.
O Hospital, principal complexo de laboratórios da Escola, abriga o maior número de aulas práticas do curso de Medicina Veterinária e oferece atendimentos externos relacionados principalmente às atividades ambulatoriais e hospitalares, com abrangência curativa e preventiva. A administração desse órgão pela Fundação é mais uma forma de apoio aos programas de ensino de graduação e pós-graduação e pesquisa da Escola de Veterinária e de outras entidades da UFMG.
A Fundação também é responsável pelo gerenciamento dos laboratórios dos Departamentos de Medicina Veterinária Preventiva, de Clínica e Cirurgia Veterinárias, de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal e de Zootecnia da Escola, através da prestação de serviços descrita pelo Estatuto que regi a entidade, revisado pelo Ministério Público e aprovado em junho 2011.